DISTRITO DE BRAGA

Descobrir e visitar

 

pag. anterior

Braga

O distrito de Braga pertence à província tradicional do Minho, limitando a norte com o distrito de Viana do Castelo e com Espanha, a leste com o distrito de Vila Real, a sul com o distrito do Porto e a oeste com o oceano Atlântico.

É um território bastante acidentado, dominado por altitudes elevadas a leste, junto à fronteira espanhola e aos limites com o distrito de Vila Real, e descendo até ao litoral ocidental, num relevo cortado pelos vales de vários rios que correm de es-nordeste para sudoeste.

No distrito, existem várias barragens, sendo a mais conhecida a barragem de Vilarinho das Furnas, no curso superior do Rio Homem. No baixo Cávado, situa-se a Barragem de Penide e no alto Cávado, ficam a Barragem da Caniçada, a Barragem de Salamonde e Barragem da Venda Nova. No Rio Ave ficam algumas barragens pequenas e a Barragem do Ermal, bastante maior.

A capital de distrito, é Braga, a mais antiga cidade portuguesa e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo, fundada no tempo do antigo Império Romano, com o nome de Bracara Augusta, contando com mais de 2 000 anos de História como cidade. A área do distrito, é de 2673 km², com uma população residente em 2011, de 848 185 habitantes.

No distrito de Braga, enontra-se igualmente, a cidade de Guimarães designada como "Cidade Berço" de Portugal, devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense (que deu origem à formação de Portugal, em 1143) por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal.

A cidade, teve um papel preponderante, na Batalha de São Mamede, desenrolada no Campo de São Mamede, na periferia da cidade, em 24 de Junho de 1128, entre o exército de D. Afonso Henriques e as tropas de sua mãe, D. Teresa e do Conde Galego Fernão Peres de Trava e que com a vitória de D. Afonso Henriques, acabou por ser decisiva para a formação de Portugal.

Guimarães é, presentemente, uma das mais importantes cidades históricas de Portugal, sendo o seu centro histórico considerado como Património Cultural da Humanidade, desde 2001, pela UNESCO.