Covilhã

Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior

 

Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior

O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior é constituído pelos núcleos da Real Fábrica de Panos, da Real Fábrica Veiga e das Râmolas de Sol.

O Núcleo da Real Fábrica de Panos, assim como a Universidade da Beira Interior a que pertence, está instalado num dos edifícios mais imponentes da cidade. Era a antiga Real Fábrica de Panos.

O edifício foi mandado construir em 1769 durante o reinado de D. José I, cujo brasão de armas podemos ver na fachada. Uma parte das instalações tintureiras, onde ainda se podem ver as fornalhas e os poços cilíndricos para tingir as lãs, foi o espaço escolhido para ilustrar de forma genuína a história dos lanifícios na Covilhã.

A exposição está organizada em três núcleos: a Tinturaria Pombalina da Real Fábrica de Panos, os lanifícios da Região da Covilhã nos séculos XIX e XX e Os Panos de Lã.

O Museu de Lanifícios é um ponto de visita obrigatório para o conhecimento profundo da importância desta indústria na cidade e da sua repercussão no modo de vida local.