Aldeias de Montanha

natureza autêntica....

 

Na Região de TURISMO DA SERRA DA ESTRELA - A rede de Aldeias de Montanha que partilha a identificação com a Serra da Estrela,  integra 41 aldeias de nove municípios.

São os concelhos do Parque Natural da Serra da Estrela, Gouveia, Seia, Celorico da Beira, Manteigas, Guarda e Covilhã e os outros concelhos com forte ligação à Serra da Estrela, nomeadamente o Fundão, Fornos de Algodres e Oliveira do Hospital.

aldeiasdemontanha,com

A localização privilegiada destas freguesias, que se encontram alojadas em vales cavados por rios e ribeiras, que têm as suas nascentes no alto da serra, estas "aldeias" são, sem dúvida, palco para um encontro privilegiado com as maravilhas naturais, e com as populações, que mantêm ainda hoje as tradições de sempre.

Os Caminhos de Montanha são únicos. E não é apenas um exercício de retórica, porque os percursos pedestres foram traçados em zonas de diversidade única.

É possível experimentar climas com características que vão do Mediterrâneo às regiões Alpinas. O relevo é vigoroso, mas as paisagens são inspiradoras. A flora e fauna selvagem reservam muitas surpresas. Tudo isto sem falar nas aldeias que preservam estilos de vida ancestrais.

A Gastronomia de Montanha é reconhecida como uma parte significativa da herança, identidade e património cultural português, integrando realidades e conhecimentos diversificados, expressos na utilização e gestão sustentável de recursos naturais, no equilíbrio do regime produtivo e alimentar, num estilo de vida e manifestações desociabilidade que constituem uma herança dos povos de Montanha, ainda que adaptada às características de cada região.